Cliquez ici pour voir cette page en Français.

  a Maravilhosa Historia dum grande Português : Aristides de Sousa Mendes

Segunda parte : Maio e Junho de 1940 em Bordéus.

Uma BD para dar a conhecer a toda a gente a acção do Consul em Bordeus, no ano 1940.

Como jà foi dito, no princípo de Maio de 1940, um multidão de refugiados chegou a Bordéus... vindos de toda Europa no meio deles O Rabbino Kruger, que está a chegar de Varsóvia...


"Chegamos a Bordéus em Maio de 1940 e a cidade está repleta de fugitivos. Procuro o Consulado espanhol para obter o visto no passaporte da minha família, mas um funcionário diz-me que sem antes obter o visto português não conseguirei o espanhol. Saio meio atordoado com a informação, não entendo o que se passa."
aqui fora, um francês, também ele refugiado e, ao que suponho, comunista, explica-me:
"Rabi, Franco foi ajudado pelos nazis durante a guerra civil espanhola. É por isso que não quer no seu território fugitivos do nazismo. Só os deixa passar se forem rumo a Portugal.

"Salazar, o primeiro-ministro português, está "entalado". Portugal tem uma aliança antiquíssima com a Inglaterra e um pacto recente com a Espanha. Se hoje pender para os Aliados, será invadido pelos alemães através de Espanha. Se pender para os alemães, a Inglaterra desembarcará tropas em Portugal. É claro que a simpatia do fascista Salazar vai para Hitler. Mas tem que fingir uma estricta neutralidade para evitar a intervenção quer do Eixo, quer dos Aliados. Por isso estou crendo que Salazar vai "lavar as mãos" e impedir a entrada de refugiados em Portugal"

- ...Mendes".!. Mendes... Consul do Portugal em Bordeus ..?.

O Rabbino deixo a mulher e filhos à beira da praça dos Quinconces... e dirigiu-se ao Cônsulado de Portugal para falar com este Dr. Mendes...





























.... e agora...o que vai fazer o Dr. Sousa Mendes ? ..
continuar a dar vistos a tantos refugiados para libertá-los das cadeias e da morte... continuando a desobedecer às ordens de Salazar ? correndo o perigo dos seus castigos ?

E Salazar pode aceitar ume desobediência tão grande ?

... para o saber, carregue aqui

www.SousaMendes.com/zbd3.htm